Por Dentro
do Setor

Confira aqui as principais notícias do setor elétrico.

Setor elétrico reduz estimativa de demanda por energia em 2025

Setor elétrico reduz estimativa de demanda por energia em 2025

2 minutos de leitura

Setor elétrico reduz estimativa de demanda por energia em 2025

Fonte: CNN Brasil

O Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) reduziram a previsão de crescimento da carga (consumo de eletricidade + perdas elétricas do sistema) neste ano em 1,6%, ou 1.329 megawatts médios (MWmed) e agora projetam uma expansão de 1,9% no ano, na comparação com 2024, para 81.542 MWmed.

As autoridades setoriais explicaram que a redução foi influenciada principalmente pela ocorrência de temperaturas mais amenas no período de abril a julho, que reduzem a demanda por energia para climatização de ambientes.

O ajuste ocorreu apesar da elevação da premissa de crescimento para a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano de 2,2% para 2,3%. O ajuste no PIB foi influenciado “pelos resultados acima do esperado no 1º trimestre do ano e da resiliência do mercado de trabalho, compensando os efeitos do cenário de maior pressão inflacionária e de continuidade da política monetária restritiva”, explicaram.

Agentes do setor elétrico já esperavam uma redução das projeções, conforme mostrou o Termômetro Broadcast Energia.

Os dados fazem parte da Segunda Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética 2025-2029. Outros anos do estudo também sofreram ajustes. Para 2026, também houve diminuição na carga estimada, em 189 MWmed, ou 0,2%, para 85.398 MWmed. Para os anos sucessivos, houve elevação da projeção de carga, entre 0,2% e 0,4%. Na média, em relação ao planejamento anterior, divulgado em abril, houve uma redução média anual de 119 MWmed, ou 0,2%.

Com isso, as autoridades do setor elétrico passaram a prever um crescimento médio anual de 3,5%, o que levará o SIN a chegar ao fim de 2029 com carga de 94.958 MWmed.

Na análise por submercados do Sistema Interligado Nacional, o Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de carga do País, deve crescer 3,3% ao ano até 2029. Já o Sul avançará em linha com a média nacional: 3,5%. O Nordeste terá expansão de 3,9%, enquanto o Norte ampliará a carga em 4,1% ao ano, em média.

Mais acessadas

Para mais informações sobre as ações da
Abradee acesse a área de imprensa

ACESSAR